quarta-feira, 6 de julho de 2022

Mobilização suspende debate sobre trabalho aos fins de semana



Os bancários garantiram mais uma vitória importante na luta em defesa da jornada de trabalho. Após uma Audiência Pública na manhã desta quarta-feira (6/7), o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), assumiu o compromisso de não colocar em votação antes das eleições, o Projeto de Lei (PL) 1043 /2019, que liberava a abertura dos bancos aos sábados e domingos.

Com isso, a categoria ganha mais tempo para pressionar os deputados a recusarem definitivamente a proposta, que tem o objetivo de claro de aumentar os lucros dos bancos e prejudicar o descanso dos bancários.


2022 audiencia pl 1043 daniel 143a7

Durante a Audiência, o deputado Daniel Almeida (PCdoB –BA) pediu o arquivamento da proposta, ressaltando que nunca houve impeditivos para a realização de eventos nos finais de semana com participação dos bancos, pois estas situações são negociadas com os sindicatos. “O que vemos aqui é uma proposição que busca a autorização para aumentar a jornada de trabalho dos bancários. Aumentar a exploração. O discurso que se utiliza agora de modernização, de atualização das tecnologias, não se justifica. Isso deveria ser utilizado para melhorar a vida dos trabalhadores e da população, mas isso não é o que está acontecendo. O que vemos é mais exploração dos bancários e mais filas nas agências”.

De autoria do deputado David Soares (União-SP), o PL 1043 é mais uma tentativa do governo Bolsonaro de favorecer os bancos, permitindo a abertura nos finais de semana e feriados. Já foram apresentadas várias propostas nos mesmos moldes na atual legislatura e a categoria precisa manter a mobilização para derrotar mais esta tentativa.

Fonte: feebbase.com.br 

Nenhum comentário:

Mais vistos

Arquivo

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO